Pesquisar este blog

imagem

imagem
logotipo

XAT Papoeira Axè!!!


Get Sala_papoeirajb chat group | Goto Sala_papoeirajb website
*****REGRAS DO XAT****** 1º TROCAR O NOME QUE APARECE EM INGLES, clica ensima do nome que esta em ingles e altera. ****2º SEM CAPS lock OU SEJA NÃO ESCREVA COM LETRAS MAIUSCULAS ****3º NÃO USAR PALAVRAS DE BAIXO CALÃO ****4º PASSAR MSN OU LINK SOMENTE NO PV ** POR NÃO COMPRIMENTO DAS REGRAS SERA BANIDO DUVIDA FALE COM UM DOS MODERADOR.*********BONECO VERDE SIGNIFICA (VIZITANTE)*********BONECO AZUL SIGNIFICA (MEMBRO)*********BONECO BRANCO SIGNIFICA (MODERADOR)*********BONECO LARANJADO SIGNIFICA (ADMINISTRADOR)*********OBRIGADO PELA COMPREENÇÃO...

domingo, 16 de outubro de 2016

INÍCIO DA MÃO DE OBRA ESCRAVA AFRICANA



A partir de 1530, com o conhecimento adquirido na fabricação do açúcar nas ilhas da Madeira e de São Tomé, e depois com a criação em 1549 do Governo Geral para o Brasil, a Coroa portuguesa procurou incentivar construção de engenhos de açúcar no Brasil. Mas os colonos encontraram grandes dificuldades no recrutamento da mão de obra e na falta de capitais para financiar a montagem dos engenhos de açúcar.[3] As várias epidemias que, a partir de 1560, dizimaram os escravos índios em proporções alarmantes, fizeram com que a que Coroa portuguesa criasse leis que proibissem, de forma parcial, a escravatura de índios, isto é, "proibiam a escravização dos índios convertidos e só permitiam a captura de escravos através deguerra justa contra os índios que combatessem ou devorassem os Portugueses, ou os Índios aliados, ou os escravos; esta guerra justa deveria ser decretada pelo soberano ou pelo Governador Geral". Outras adaptações desta lei surgiram mais tarde.

A subsequente falta de mão de obra levou a que se necessitasse introduzir mão de obra de outra origem.

Quadro de Johann Moritz Rugendas (1802-1858) retratando o interior de um navio negreiro

Quanto aos holandeses, a partir de 1630, começaram ocupar as regiões produtoras de açúcar no Brasil, e, para suprir a falta de mão de obra escrava, em 1638 lançaram-se na conquista do entreposto português de São Jorge da Mina, e, em 1641, organizaram a tomada de Luanda e Benguelaem Angola.

Argumenta-se que a sobrevivência das primeiras engenhocas, o plantio de cana-de-açúcar, doalgodão, do café e do fumo foram os elementos decisivos para que a metrópole enviasse, para oBrasil os primeiros escravos africanos, vindos de diversas partes da África, trazendo, consigo, seus hábitos, costumes, música, dança, culinária, língua,mitos, ritos e a religião, que se infiltrou no povo, formando, ao lado da religião católica, as duas maiores religiões do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

clique em "POSTAR COMENTÁRIOS " e de sua opinião!!!
O QUE VOCÊ ACHOU DA POSTAGEM?
O QUE VOCÊ ACHA QUE PODEMOS ACRESCENTAR?

Sua opinião será avaliada com muita atenção!
AXÉ MEUS CAMARADAS!!!